mar 122016
 

Com o passar dos anos a Oracle foi adicionando várias features para facilitar a administração do banco de dados, uma delas é a FRA, ou Fast Recovery Area. Ela é usada basicamente para armazenar arquivos de backups e alguns outros arquivos arquivos do banco, como cópias do redo e control file.

Se você tiver a FRA configurada, basta um backup datatabase no Rman para que o Oracle automaticamente envie o backup para lá.
Se você fez o backup dos archivelogs e eles não são mais necessários pela política e o espaço da FRA estiver acabando, o Oracle apaga eles automaticamente, tudo para tornar mais fácil a administração.

Mas como ativar a FRA ?

Ativar a FRA é muito fácil, basta configurar os seguintes parâmetros:

  • DB_RECOVERY_FILE_DEST_SIZE
  • Esse parâmetro controla o tamanho máximo que a FRA deve ocupar. Ele pode ser configurado sem reiniciar o banco. Olhe um exemplo configurando a FRA para 10GB.

    ALTER SYSTEM 
         SET DB_RECOVERY_FILE_DEST_SIZE = 10G 
         SCOPE=BOTH SID='*';

  • DB_RECOVERY_FILE_DEST
  • Esse parâmetro controla a localização da FRA. Você pode usar um filesystem normal ou mesmo ASM. Não é preciso reiniciar o banco para alterar esse parâmetro. Veja um exemplo:

    SQL> ALTER SYSTEM 
         SET DB_RECOVERY_FILE_DEST = '/disk1/flash' 
         SCOPE=BOTH SID='*';
    SQL> ALTER SYSTEM 
         SET DB_RECOVERY_FILE_DEST = '+disk1' 
         SCOPE=BOTH SID='*';
    

Muito simples !

Mas e quando usar a FRA ?

Devemos usar sempre que possível, afinal ela facilita e muito a administração do banco.
Mas e se a empresa que você trabalha tem por política deixar discos mais lentos para backup, você pode ter problemas se usar tudo o que a FRA lhe oferece.
Se você tiver um disco lento na FRA e deixar as cópias de REDO multiplexadas lá por exemplo, você vai acabar com vários eventos de “log file sync” afetando o seu ambiente.
Se o disco for muito lento, talvez não seja uma boa para enviar os archives, afinal você pode começar a ver no seu alert “cannot allocate new log”.

Então use a FRA, mas tome alguns cuidados 😀

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)